quarta-feira, 15 de junho de 2011

SOLIDARIEDADE

CE faz primeiro transplante de pulmão do Norte/Nordeste

Hospital de Messejana é a quarta unidade de saúde do Brasil a realizar esse tipo de intervenção cirúrgica

Há oito anos, o vendedor autônomo Francisco Eudes Aguiar, 46 anos, morador da cidade de Sobral, região Norte do Ceará, convivia com um enfisema pulmonar, doença crônica, na qual os tecidos dos pulmões são gradualmente destruídos. O seu quadro clínico se agravou tanto que, há sete meses, seu Eudes dependia de um aparelho de oxigênio para sobreviver.

Mas, ontem, todo esse sofrimento chegou ao fim, pois o vendedor, finalmente, foi submetido a um transplante de pulmão. A cirurgia, feita no Hospital Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (Hospital do Coração de Messejana), foi a primeira a ser realizada em todo o Norte e Nordeste do Brasil.

Pioneirismo
Antes, o transplante de pulmão só era realizado nos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul e Minas Gerais. De acordo com a diretora do Hospital do Coração de Messejana, Socorro Martins, há um ano a unidade já havia sido avaliada pelo Ministério da Saúde, que a considerou apta para realizar o procedimento.

Contudo, diante da preparação da equipe médica, aliada à dificuldade de captação do órgão e ao criterioso protocolo de exames, os quais os pacientes devem submeter-se, a cirurgia só pode ser realizada ontem.

"Ele já não tinha mais condições de trabalhar. Se saísse de casa, era obrigado a voltar quatro horas depois para repor o oxigênio liquido que o mantinha vivo", explica a coordenadora clínica do transplante de pulmão do Hospital do Coração de Messejana, Cyntia Viana.

A médica ressalta que o enfisema pulmonar de Francisco Eudes Aguiar já estava em fase avançada e o funcionamento do pulmão esquerdo estava comprometido, com apenas 33, 9% da função normal.

Apesar do cansaço, depois de sete horas realizando o procedimento, a coordenadora clínica da unidade afirma que a cirurgia é considerada uma vitória histórica para o Estado do Ceará. "O processo até chegar a realização do transplante demandou muito tempo de pesquisa e dedicação de uma equipe composta por seis cirurgiões torácicos. Contudo, depois de anos de preparação, conseguimos essa vitória", assegura a coordenadora Clínica do Transplante de Pulmão do Hospital do Coração de Messejana.

A médica explica que não é tão simples conseguir um doador compatível, pois além do órgão ter que estar livre de qualquer tipo de infecção ou lesão, o doador deve ter peso e altura equivalentes ao receptor.

Ainda segundo ela, todo o processo de captação do órgão até a realização do transplante só pode ser feito em, no máximo, seis horas.

Cyntia Viana acrescenta, ainda, que a cirurgia de Francisco Eudes foi um sucesso e ressalta que a expectativa é que o paciente se recupere bem em um curto espaço de tempo.

Além do vendedor Francisco Eudes, mais um paciente precisa de um transplante de pulmão no Ceará. O militar aposentado Ednardo Zacarias, 64, há um ano espera pelo procedimento.

Com o perfil de atleta, ele conta que adorava jogar futebol, praticar judô e nadar, mas há muitos anos, diante do cansaço e da falta de ânimo, parou de fazer todas essas atividades.

De acordo com Ednardo Zacarias, apesar de não ser fumante, todo esse quadro já fazia parte de uma doença chamada fibrose pulmonar, que ele só descobriu ser portador há um ano e seis meses.

Fibrose pulmonar é termo médico usado para descrever o espessamento e cicatrizes profundas no interior dos pulmões. Os sintomas são dispneia progressiva, tosse, dores no tórax e dedos em baqueta de tambor, assim como os sintomas de uma eventual doença subjacente.

"Há um ano, dependo do oxigênio artificial para sobreviver. Muitas vezes, o cansaço é tão intenso que não largo o cilindro nem para tomar banho. Confesso que é um sacrifício grande viver assim, mas tenho fé que depois do transplante vou ficar curado", desabafa Zacarias.

Para Walda Ponte da Silva, esposa do militar, a cirurgia, certamente, será a salvação do marido e um alívio para toda a família. "Estamos esperando a realização desse transplante a qualquer momento. Rezo para que os médicos consigam um doador compatível com meu marido", disse.

Fique por dentro Enfisema pulmonar
Caracterizado, principalmente pela perda da capacidade de respirar, o enfisema pulmonar é uma doença crônica, na qual os tecidos dos pulmões são aos poucos destruídos. A exposição a produtos químicos ou o uso prolongado do tabaco são os principais causadores do problema. A patologia tem início com a destruição de pequenos sacos de ar (alvéolos) que compõem os pulmões. Como consequência, nas áreas afetadas, não ocorrem as trocas gasosas de maneira satisfatória, fazendo com que diminua a quantidade de oxigênio no sangue, surgindo, então, a dificuldade para respirar. O enfisema pulmonar também é caracterizado pela perda da elasticidade dos pulmões, tornando mais difícil a saída do ar após cada inspiração. Além de evitar o tabagismo, outra forma de se prevenir a doença é reduzir a exposição à poluição do ar.

KARLA CAMILAESPECIAL PARA CIDADE

Nenhum comentário:

Postar um comentário