09/07/2012 07:37.
O deputado federal Eudes Xavier, dando prosseguimento à agenda de visitas as unidades do DNOCS, no Ceará, acompanhado de servidores do grupo de trabalho e de sindicalistas, o parlamentar foi a Pentecoste, no Vale do Curu, na última sexta-feira (6/7) para conhecer de perto o trabalho desenvolvido pelo Centro de Pesquisas em Aquicultura Rodolpho Von Ihering, do DNOCS. Na ocasião, Eudes Xavier também se reuniu com servidores, aposentados e pensionistas da instituição, para esclarecer os principais pontos da Medida Provisória 565/12, que assegura o retorno do pagamento integral da Vantagem Pessoal Nominalmente Identificada (VPNI), que havia sido cortada dos contracheques no último mês de março deste ano, por determinação da Controladoria Geral da União (CGU).
Durante o encontro, no auditório do Centro, Eudes Xavier fez um relato das ações de mobilização para sensibilizar o governo sobre a necessidade de rever o caso e solucionar de vez a questão da VPNI. “Não foi fácil chegar até à vitória, mas conseguimos com a mobilização de todos vocês. Estivemos nos ministérios, fizemos audiências públicas, conversamos com os demais parlamentares e, graças a Deus, asseguramos o retorno do pagamento integral da VPNI, com o pagamento de todo o atrasado”, informou o petista.
Eudes Xavier lembrou que a conquista definitiva da VPNI não põe fim à luta em prol do DNOCS. Segundo ele, a batalha agora é pela completa reestruturação do órgão. “Queremos mobilizar toda a bancada do Nordeste para lutar por essa instituição centenária, orgulho de todos os nordestinos”, frisou. Eudes Xavier informou que a primeira ação nesse sentido será o lançamento da Frente Parlamentar em Defesa do DNOCS. “Já colhemos as assinaturas necessárias para a formação da frente. Com ela, vamos promover um amplo debate sobre o DNOCS, focando sua importância para a região e suas necessidades para continuar colaborando com o desenvolvimento do país“, ressaltou.
De acordo com o coordenador de Pesca e Aquicultura do DNOCS, Pedro Eymard Campos Mesquita, essa reestruturação é essencial e urgente. “Se até 2016 o governo não autorizar a realização de concurso público para contratação de pessoal, o DNOCS não terá como continuar, pois só teremos cerca de 80 servidores. Os demais estarão aposentados”, declarou. Segundo Pedro Eymard, o trabalho desenvolvido no Centro de Aquicultura é referencia não só no Brasil, mas em vários países. “Recebemos aqui técnicos de vários lugares interessados nos nossos vastos conhecimentos. Mesmo assim, nossas pesquisas estão ameaçadas por falta de recursos humanos e financeiros”, completou o coordenador
Nenhum comentário:
Postar um comentário