sexta-feira, 6 de julho de 2012

As 10 Cidades mais agradáveis para se viver

Grupo Economist lista as 10 melhores cidades para se viver

SÃO PAULO - O Economist Intelligence Unit (EIU) divulgou um novo ranking listando as 10 melhores cidades do mundo para se viver. A lista, que tem causado debates, traz Hong Kong em primeiro lugar.

Foram analisadas 70 cidades no mundo todo. São Paulo e Rio de Janeiro ficaram, respectivamente, na 36° e 42° posição dos municípios mais agradáveis para se viver.

Para a elaboração do ranking foram considerados sete itens: o espaço verdade; a expansão da cidade; o acesso à natureza; o acesso cultural; a conectividade; o isolamento; e a poluição. Alguns itens são considerados negativos para a vida urbana, como a expansão da cidade, que dificulta bastante a vida e, inclusive, aumenta os custos, como os de transporte. Outros, por outro lado, são positivos, como o espaço verde, que contribui para uma melhora na qualidade de vida.

As mais agradáveis
No topo da lista ficou Hong Kong (China), seguida por Amsterdã (Holanda), Osaka (Japão) e Paris (França). Além de São Paulo e Rio de Janeiro, também entraram no ranking outras cidades da América Latina, como Buenos Aires (Argentina), que ficou na 26° posição, e Santiago (Chile), na 31° posição.
Lima (Peru) também entrou na lista, ficando mais bem posicionada do que as cidades brasileiras, na 35º posição. 
Por outro lado, as últimas posições ficaram com Dacar (Senegal), Abidjan (Costa do Marfim), Dhaka (Bangladesh), Lagos (Nigéria) e Harare (Zimbábue).


Veja as 10 cidades mais agradáveis para se viver:
 
Posição Cidade  País
Hong Kong  China
Amsterdã Holanda
Osaka  Japão
Paris França
Sydney Austrália
Estocolmo Suécia
Berlim  Alemanha
Toronto Canadá
Munique  Alemanha
10° Tóquio Japão
36° São Paulo Brasil
42° Rio de Janeiro Brasil 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário