sexta-feira, 6 de julho de 2012

CARROS USADOS

10 dicas de como comprar um carro usado sem arrependimentos

Para que você não caia em enrascadas, preparamos um roteiro para eliminar as principais preocupações ao comprar um usado

  • Texto: Rodrigo Samy
Sempre que você está à procura de um modelo de segunda-mão surgem inúmeras dúvidas na sua cabeça. Será que o ex-dono era cuidadoso, será que a quilometragem do hodometro é a real, será que o motor aguentará por mais dois anos, será que vou ser feliz com esse carro? Para que você não caia em enrascadas, o WebMotors elaborou um mini-roteiro para que você elimine algumas das principais preocupações.

1. Toda a Placa tem o ano de fabricação do modelo impresso. Desconfie se a data marcada não for a mesma do documento.
2. O Procon indica que antes de fechar o negócio o consumidor deve conferir se os documentos estão em ordem; IPVA, seguro, licenciamento e principalmente ver se o carro não está alienado.
3. Para maior garantia, prefira adquirir seu carro em lojas ou concessionárias estabelecidas regularmente.
4. Outra dica importante é avaliar o modelo por ruas e avenidas. Veja se o carro tem força, repare se ele não faz barulhos excessivos e se a direção corresponde às manobras.
5. Quando no documento, próximo ao número do chassi, constar as letras “RM” indica que o carro teve o número remarcado. Isso indica que o veículo foi roubado, furtado ou teve seu chassi adulterado.
6. Se os problemas não forem aparentes e de fácil constatação (ocultos), a reclamação pode ser feita no prazo de até 90 dias.
7. Alguns estabelecimentos de usados emitem uma nota fiscal ou um recibo contendo a expressão “venda no estado”. Isso atesta que o veículo não se encontra em perfeitas condições. Para se resguardar, solicite ao vendedor que indique os problemas, caso existam, do carro.
8. Desconfie se o valor sugerido do carro estiver muito abaixo da tabela de mercado.
9. Para avaliar se o preço do carro está compatível com o valor de mercado considere o ano de modelo e fabricação, cor, quilometragem, revisões realizadas e opcionais. O WebMotors tem uma ferramenta ideal para você fazer essa avaliação.
10. Nunca transfira ou entregue valores sem ver o veículo, principalmente se for solicitado alguma entrada ou sinal.

Mas antes de fechar o negócio, a boa dica é levar o carro em um mecânico de confiança. Pois ele tem repertório para encontrar algo que talvez possa lhe prejudicar no final.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário