terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

REMÉDIOS GRATUITOS Falta de informações gera confusão entre usuários

O programa ´Aqui Tem Farmácia Popular´, atualmente, beneficia cerca de 1,3 milhão de brasileiros por mês
A falta de informações na distribuição, gratuita, de medicamentos para diabetes e hipertensão por parte do programa "Aqui Tem Farmácia Popular" tem causado confusão. Em alguns lugares os remédios de ´raça´ ainda não são encontrados. No Ceará são 213 estabelecimentos, 128 em Fortaleza e 85 no interior do Estado. Qualquer cearense pode ter acesso aos medicamentos desde que apresente um documento com foto, o CPF e a receita médica.

Em Fortaleza existem dois tipos de farmácias populares. O primeiro é mantido pelo município com a ajuda da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e atua em locais estratégicos na cidade. Já o segundo são as farmácias comerciais que são conveniadas ao Governo Federal e oferece os medicamentos subsidiados.

Das quatro farmácias particulares procuradas pelo Diário do Nordeste duas estavam distribuindo os medicamentos gratuitamente e as outras duas ainda não sabiam se iriam fazer a distribuição.

"Ainda não recebemos nenhuma notificação do Ministério da Saúde a respeito do que devemos fazer em relação a esses remédios. Por isso ainda não estamos distribuindo", disse Agnaldo Farias, atendente de uma farmácia no bairro Aldeota.

Já um balconista de um estabelecimento na Bezerra de Menezes, que não quis se identificar, informou que os medicamentos que serão distribuídos de graça já podem ser adquiridos na farmácia. "Basta que a pessoa traga todos os documentos necessários".

Um funcionário da farmácia popular do Terminal da Parangaba, que é de responsabilidade da Prefeitura, afirmou que até às 15h de ontem 350 pessoas tinham retirado medicamentos para diabetes ou hipertensão do local. "O movimento foi muito grande durante todo o dia, Acredito que passem de 500 o número de pacientes".

Além disso, ele acrescentou que poucas pessoas se esqueceram de algum documento necessário para adquirir o remédio. "A grande maioria não trouxe o CPF. Mas voltam em outro horário com tudo certo", disse.

Embora tivesse esquecido o CPF da esposa, para quem desejava comprar medicamentos, e tivesse de voltar à farmácia no dia seguinte, o motorista Pedro Marques, 65, afirmou estar contente, por conta do fato de os remédios estarem sendo distribuídos. "Foi mesmo uma boa. Todo mês é muito gasto só com remédio", afirmou.

"Só de comprimido são 13 que eu tomo por dia. É muito dinheiro que a gente gasta", relatou a aposentada Elenir Barbosa, 65. Entre os medicamentos previstos na lista como passíveis de distribuição, três puderam ser adquiridos por Elenir.

O ´Aqui Tem Farmácia Popular´ atualmente beneficia cerca de 1,3 milhão de brasileiros por mês. Destes, aproximadamente 660 mil são hipertensos e 300 mil, diabéticos
Fonte: DN 15/05/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário