terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

FINANCIAMENTO Dilma promete Fies mais barato

15/2/2011
A presidente também anunciou que o Pronatec, programa de educação profissionalizante, será iniciado em março
Brasília. A presidente Dilma Rousseff afirmou, ontem, que o novo Programa de Financiamento Estudantil (Fies) terá condições gerais de financiamento "muito mais leves" - incluindo juros de 3,4% e maior tempo de carência.

Em seu programa semanal Café com a Presidenta, ela anunciou que o aluno só terá que começar a pagar o financiamento do curso superior um ano e meio depois de formado. Nesse período, segundo Dilma, será possível encontrar um emprego e obter uma renda. Dependendo do curso escolhido na faculdade, como no caso de medicina, o pagamento poderá ser feito em até 20 anos.

A presidente explicou ainda que, caso o aluno que adquiriu financiamento pelo Fies decida fazer um curso de licenciatura e dê aulas em escolas públicas, a dívida no novo Fies será "perdoada", por meio de uma redução de 1% a cada mês de exercício profissional.

Outra novidade já anunciada pelo governo é que o programa vai incluir alunos com renda de até um salário mínimo e meio de renda. Antes, eles precisavam arrumar um fiador para ter acesso ao crédito estudantil. "Agora, o próprio governo é fiador", disse a presidente.

Pronatec
Dilma também anunciou que o Programa Nacional de Acesso à Escola Técnica (Pronatec), será lançado em março. O programa, que visa aumentar o acesso à educação profissionalizante de alunos do ensino médio e trabalhadores sem formação, terá ações dirigidas a quem quer fazer um curso técnico, mas não tem como custear. Será um plano de bolsas e também de financiamento estudantil.

O novo Fies fará parte do Pronatec. "Assim, também o estudante do ensino médio vai poder ter seu financiamento para estudar em escolas técnicas privadas. Nós estamos criando novas condições para que o jovem conclua o ensino médio mais bem preparado, com diploma de curso técnico debaixo do braço", afirmou Dilma.

Presente
Ontem, a presidente recebeu um quadro com um desenho do rosto dela feito pelo artista plástico pernambucano Romero Britto. Dono de uma galeria de arte pop em Miami, o artista esteve no Planalto para entregar a obra. Em janeiro, ele pagou US$ 20 mil para publicar o desenho na revista americana New York Magazine, do jornal New York Times.

Em entrevista após a audiência, ele contou que Dilma demonstrou interesse pelo seu trabalho gráfico num encontro no Rio, no ano passado. Britto faz sucesso no exterior pelos painéis geométricos e de cores fortes. O artista também se especializou em retratar políticos. Já fez retratos do ex-presidente americano George W. Bush, do presidente de Israel, Shimon Peres, e de Ted Kennedy.

Britto disse que Dilma também demonstrou interesse pelas artes plásticas de uma forma geral. Ele estava acompanhado da ministra da Cultura, Ana de Hollanda. Ainda na entrevista, a ministra repetiu que a presidente demonstrou interesse pelas artes, mas admitiu que a presidente não fez nenhum pedido ou cobrança para sua pasta. Ana de Hollanda também não citou ações.

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário