quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

PLENÁRIO / Pronunciamentos

Paim sobre voto a favor do mínimo: Dilma prometeu apoio a reajuste para aposentados

O senador Paulo Paim (PT-RS) justificou em Plenário nesta quarta-feira (23) sua adesão à proposta governista (PLC 1/11) de um salário mínimo de R$ 545. Ele admitiu, assim, ter desistido da luta que vinha mantendo juntamente com as centrais sindicais por um aumento maior de, pelo menos, R$ 560.

A justificativa foi que, em conversa mantida com a presidente Dilma Rousseff, recebeu dela a garantia de que irá manter a política salarial de valorização do mínimo conquistada, segundo Paim, por todos os partidos e centrais sindicais. 

O acerto ocorrido em 2007, entre governo, centrais e Congresso, foi de que o reajuste do salário mínimo seria feito de acordo com a inflação do período mais o percentual de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de dois anos antes.

Paim disse ainda que Dilma prometeu assumir compromisso com outras duas importantes bandeiras defendidas por ele: o fim do fator previdenciárioEntenda o assunto, para o qual prevê uma política alternativa, e uma política de valorização das aposentadorias e pensões do Instituto Nacional da Previdência Social.

- Essa política salarial é a melhor política que já se teve no país, e o mérito é de todos os partidos - assegurou. O parlamentar acrescentou que não percebeu entre senadores e deputados "nenhum ataque" à atual política salarial.

Ainda justificando a nova posição e afirmando que todos no Senado "conhecem por antecipação" o resultado da votação do PLC 1/11 no Plenário, na tarde de hoje, Paim recordou sua trajetória parlamentar como deputado e senador que, ao longo de 30 anos, tem lutado pela valorização do salário mínimo e das aposentadorias e pensões.

Mencionou que, no início do governo Lula, assumiu compromisso com a aprovação da chamada PEC Paralela, com mudanças na reforma da Previdência, quando poucos acreditavam na sua aprovação. Um ano depois ela foi aprovada no Senado e, encaminhada à Câmara dos Deputados, acabou sendo aprovada e tornando-se lei.

Fonte: Redação / Agência Senado

Nenhum comentário:

Postar um comentário