quinta-feira, 26 de maio de 2011

Alfabetização: 99,5% dos municípios estão com média satisfatória

Qua, 25 de Maio de 2011 00:00
A conquista é fruto de quatro anos de ações desenvolvidas por meio do Programa Alfabetização
na IdadeCerta (Paic) no Ceará

Implantada pelo Governo do Estado, em 2007, a iniciativa vem mudando a realidade da  aprendizagem das crianças cearenses. O desempenho alcançado segue a meta proposta  pelo Paic de garantir o sucesso da alfabetização dos alunos matriculados na rede pública até os sete anos de idade. Os resultados serão apresentados nesta quarta-feira, dia 25, às 14 horas, no Centro Administrativo – Cambeba, pelo governador Cid Gomes e a secretária da Educação, Izolda Cela. O ministro da Educação, Fernando Haddad, também estará presente. Haverá ainda a entrega do Prêmio Escola Nota Dez e o lançamento do PAIC MAIS, a expansão de atendimento do Programa Alfabetização na Idade Certa.


Trata-se do quarto ciclo de avaliação da alfabetização, realizado, em 2010, pelo Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica (Spaece), em sua vertente Spaece-Alfa. De acordo com o último levantamento, 124.902 alunos do 2º ano do ensino fundamental de 4.881 escolas públicas participaram do Spaece-Alfa, avaliação externa da Secretaria da Educação (Seduc) que identifica e analisa o nível de desempenho dos estudantes. Os resultados possibilitam a construção de um indicador das habilidades de leitura dos estudantes da rede pública e fornecem a base para políticas de incentivo e redistribuição de recursos financeiros entre os municípios e as escolas. A avaliação, realizada pelo CAED-UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora)  é aplicada no final de cada ano letivo.


A partir dos resultados da avaliação, é possível identificar o nível de proficiência em leitura de cada estudante, com base numa escala equivalente à Provinha Brasil, do MEC. A escala é constituída por cinco níveis: abaixo de 75 pontos – alunos não alfabetizados; de 75 a 100 – alfabetização incompleta; de 100 a 125 – intermediário, de 125 a 150 – suficiente, e 150 e mais – nível desejável.


Em 2010, os resultados alcançados apresentam média de 162,6 pontos. No ano anterior, em  2009, a média foi de 142,5 pontos, enquanto em 2008 a média foi de 127,7 pontos e em 2007 de apenas 118,9. Comparando-se os resultados atuais aos de 2009, verifica-se um crescimento de 20,1 pontos . Já em relação a 2007, houve um expressivo crescimento de 43,7 pontos, mudando consideravelmente do nível intermediário para o suficiente.


A análise demonstra que 71% dos estudantes encontram-se alfabetizados ao término do segundo ano do ensino fundamental. Em 2007 esse percentual era de apenas 40%. O mesmo estudo aponta uma expressiva redução do número de alunos no nível “não alfabetizado”. Caiu de 33%, em 2007, para 7% , em 2010.


Com relação aos municípios, 76,7% atingiram médias de proficiência situadas no nível desejável, seguidos de 22,8% que estão no nível suficiente, totalizando 99,5%, ou seja, 183 municípios com médias satisfatórias de alfabetização.


Dos 184 municípios cearenses, 141 destacam-se por já apresentarem média de proficiência no nível desejável. Dos quais, três já possuem médias superiores  a  250 pontos: Pedra Branca (253,7), Mucambo (253,1) e Potengi (251,0).


A melhoria dos níveis de alfabetização alcançada no Ceará deve-se à boa combinação dos esforços de todos os municípios com o apoio estadual e a cooperação financeira do Ministério da Educação.

PAIC

O Paic, que começou como uma iniciativa da APRECE, UNDIME, UNICEF e quarenta municípios cearenses, foi transformado em política pública prioritária do Governo do Estado.  Desde então, os municípios passaram a contar com apoio técnico e financeiro para a gestão municipal, avaliação, formação de professores, aquisição de material didático e de apoio pedagógico. O Alfabetização na Idade Certa está focado em cinco eixos fundamentais: educação infantil, gestão pedagógica da alfabetização, formação do leitor, gestão municipal de educação e avaliação externa.

Para a professora, Acilegna Saraiva, do 2º ano do ensino fundamental da rede municipal de Eusébio, o ponto forte do Paic é o acesso à leitura que contribui para que as aulas sejam dinâmicas e participativas. Ela destaca ainda a orientação destinada à família. “Apresentamos o material aos pais que ao saber da importância do Paic passam a apoiar o traballho da gente em casa” - reforça.


PAIC MAIS
O Governo do Estado lança agora o PAIC MAIS que visa estender as ações hoje destinadas às turmas de 1º e 2º ano do ensino fundamental até o 5º ano nas escolas públicas dos 184 municípios cearenses.  Assim, passarão a contar com mais  formações para os profissionais, acompanhamento às unidades municipais, livros de literatura infantil e didáticos nas salas de aula, orientações curriculares para as redes municipais, entre outros aspectos.


PRÊMIO ESCOLA NOTA DEZ 2010
Com o intuito de reconhecer o esforço das escolas para garantir a alfabetização logo nos primeiros anos de escolaridade, será entregue o Prêmio Escola Nota Dez 2010. Esta é a terceira edição da premiação, destinada às 150 unidades públicas que obtiveram os melhores resultados de alfabetização, tendo por base o Índice de Desempenho Escolar – Alfabetização (IDE-Alfa).


Em 2008, somente 148 escolas, cuja matrícula totalizava 6.711 estudantes atingiram IDE-ALFA igual ou superior a 8,5 pontos. Na avaliação de 2009, 432 unidades com 19.224 alunos alcançaram esse patamar e em 2010 o número de escolas aumenta para 859, onde estudam 35.782 alunos. Das 859 escolas, 456 unidades atingiram IDE-ALFA  igual a 10,0.


A premiação leva em consideração os seguintes critérios: a escola deve ter, no momento da avaliação, pelo menos 20 alunos matriculados no 2º ano do ensino fundamental regular; ter obtido média de Índice de Desempenho Escolar-Alfabetização (IDE-Alfa), situada no intervalo entre 8,5 e 10,0. As escolas receberão o prêmio em dinheiro equivalente a R$ 2.500,00 por cada aluno avaliado por meio do Spaece-Alfa.


O pagamento será em duas parcelas. A primeira equivale a 75% do valor total devido à escola, enquanto a segunda só será entregue após a vencedora desenvolver durante um ano, ações de cooperação técnico-pedagógica com uma das 150 escolas que tenham obtido os menores resultados de alfabetização.


VEJA O SIGNIFICADO DA ESCALA DE PROFICIÊNCIA EM LEITURA E OS RESULTADOS DE DESEMPENHO DOS ESTUDANTES( 2007, 2008, 2009 e 2010)

NÃO ALFABETIZADO (abaixo de 75 pontos) – Alunos que ainda não construíram as competências básicas necessárias para serem considerados alfabetizados. Podem utilizar números, desenhos ou rabiscos quando solicitados a escrever palavras, ou ainda, desconhecer até mesmo as letras que formam seu próprio nome.

Evolução:   2007: 32,8% – 2008: 20% - 2009: 14,4% - 2010: 7%

ALFABETIZAÇÃO INCOMPLETA (entre 75 e 100 pontos) – Alunos que ainda não podem ser considerados alfabetizados, mas já começam a construir hipóteses acerca do funcionamento da linguagem escrita. Começam a ler palavras mais simples, sílabas e palavras familiares como, por exemplo, aquelas que formam seu nome.

Evolução:   2007: 14,7% – 2008: 16,2% – 2009: 14% - 2010: 9%

INTERMEDIÁRIO (entre 100 e 125) – Esses alunos já dispõem das condições mínimas para apropriação da linguagem escrita. São capazes de decodificar palavras mesmo formadas por silabas mais complexas. Decodificam palavras e compreendem textos simples, extraindo deles informações que se encontram explícitas no texto.

Evolução:    2007: 12,7% – 2008: 17,3% – 2009: 15,7% - 2010: 13%

SUFICIENTE (entre 125 e 150 pontos) – Nesse nível já se apresentam consolidadas as habilidades básicas para que o aluno seja considerado alfabetizado. Apresentam leitura mais fluente e sua familiaridade com o texto escrito permite que localizem informações em textos mais longos.

Evolução: 2007: 9,9% – 2008: 15,7% – 2009: 14,5% - 2010: 16%

DESEJÁVEL (150 pontos e acima) – demonstram ter adquirido competências mais complexas de leitura, pois são capazes não apenas de localizar informações nesses textos como também de produzir novas informações que não se encontram explícitas no texto, aliando ao que leem sua experiência de mundo.

Evolução: 2007: 29,9% – 2008: 30,8% – 2009: 41,5% - 2010: 55%

Confira mais informações: resultados - municípios
escolas premiadas - 2º ano
escolas premiadas - 5º ano
MAPAS DA ALFABETIZAÇÃO - PAIC 2007-2008-2009 e 2010
Qua, 25 de Maio de 2011 00:00
A conquista é fruto de quatro anos de ações desenvolvidas por meio do Programa Alfabetização
na IdadeCerta (Paic) no Ceará

Implantada pelo Governo do Estado, em 2007, a iniciativa vem mudando a realidade da  aprendizagem das crianças cearenses. O desempenho alcançado segue a meta proposta  pelo Paic de garantir o sucesso da alfabetização dos alunos matriculados na rede pública até os sete anos de idade. Os resultados serão apresentados nesta quarta-feira, dia 25, às 14 horas, no Centro Administrativo – Cambeba, pelo governador Cid Gomes e a secretária da Educação, Izolda Cela. O ministro da Educação, Fernando Haddad, também estará presente. Haverá ainda a entrega do Prêmio Escola Nota Dez e o lançamento do PAIC MAIS, a expansão de atendimento do Programa Alfabetização na Idade Certa.


Trata-se do quarto ciclo de avaliação da alfabetização, realizado, em 2010, pelo Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica (Spaece), em sua vertente Spaece-Alfa. De acordo com o último levantamento, 124.902 alunos do 2º ano do ensino fundamental de 4.881 escolas públicas participaram do Spaece-Alfa, avaliação externa da Secretaria da Educação (Seduc) que identifica e analisa o nível de desempenho dos estudantes. Os resultados possibilitam a construção de um indicador das habilidades de leitura dos estudantes da rede pública e fornecem a base para políticas de incentivo e redistribuição de recursos financeiros entre os municípios e as escolas. A avaliação, realizada pelo CAED-UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora)  é aplicada no final de cada ano letivo.


A partir dos resultados da avaliação, é possível identificar o nível de proficiência em leitura de cada estudante, com base numa escala equivalente à Provinha Brasil, do MEC. A escala é constituída por cinco níveis: abaixo de 75 pontos – alunos não alfabetizados; de 75 a 100 – alfabetização incompleta; de 100 a 125 – intermediário, de 125 a 150 – suficiente, e 150 e mais – nível desejável.


Em 2010, os resultados alcançados apresentam média de 162,6 pontos. No ano anterior, em  2009, a média foi de 142,5 pontos, enquanto em 2008 a média foi de 127,7 pontos e em 2007 de apenas 118,9. Comparando-se os resultados atuais aos de 2009, verifica-se um crescimento de 20,1 pontos . Já em relação a 2007, houve um expressivo crescimento de 43,7 pontos, mudando consideravelmente do nível intermediário para o suficiente.


A análise demonstra que 71% dos estudantes encontram-se alfabetizados ao término do segundo ano do ensino fundamental. Em 2007 esse percentual era de apenas 40%. O mesmo estudo aponta uma expressiva redução do número de alunos no nível “não alfabetizado”. Caiu de 33%, em 2007, para 7% , em 2010.


Com relação aos municípios, 76,7% atingiram médias de proficiência situadas no nível desejável, seguidos de 22,8% que estão no nível suficiente, totalizando 99,5%, ou seja, 183 municípios com médias satisfatórias de alfabetização.


Dos 184 municípios cearenses, 141 destacam-se por já apresentarem média de proficiência no nível desejável. Dos quais, três já possuem médias superiores  a  250 pontos: Pedra Branca (253,7), Mucambo (253,1) e Potengi (251,0).


A melhoria dos níveis de alfabetização alcançada no Ceará deve-se à boa combinação dos esforços de todos os municípios com o apoio estadual e a cooperação financeira do Ministério da Educação.

PAIC

O Paic, que começou como uma iniciativa da APRECE, UNDIME, UNICEF e quarenta municípios cearenses, foi transformado em política pública prioritária do Governo do Estado.  Desde então, os municípios passaram a contar com apoio técnico e financeiro para a gestão municipal, avaliação, formação de professores, aquisição de material didático e de apoio pedagógico. O Alfabetização na Idade Certa está focado em cinco eixos fundamentais: educação infantil, gestão pedagógica da alfabetização, formação do leitor, gestão municipal de educação e avaliação externa.

Para a professora, Acilegna Saraiva, do 2º ano do ensino fundamental da rede municipal de Eusébio, o ponto forte do Paic é o acesso à leitura que contribui para que as aulas sejam dinâmicas e participativas. Ela destaca ainda a orientação destinada à família. “Apresentamos o material aos pais que ao saber da importância do Paic passam a apoiar o traballho da gente em casa” - reforça.


PAIC MAIS
O Governo do Estado lança agora o PAIC MAIS que visa estender as ações hoje destinadas às turmas de 1º e 2º ano do ensino fundamental até o 5º ano nas escolas públicas dos 184 municípios cearenses.  Assim, passarão a contar com mais  formações para os profissionais, acompanhamento às unidades municipais, livros de literatura infantil e didáticos nas salas de aula, orientações curriculares para as redes municipais, entre outros aspectos.


PRÊMIO ESCOLA NOTA DEZ 2010
Com o intuito de reconhecer o esforço das escolas para garantir a alfabetização logo nos primeiros anos de escolaridade, será entregue o Prêmio Escola Nota Dez 2010. Esta é a terceira edição da premiação, destinada às 150 unidades públicas que obtiveram os melhores resultados de alfabetização, tendo por base o Índice de Desempenho Escolar – Alfabetização (IDE-Alfa).


Em 2008, somente 148 escolas, cuja matrícula totalizava 6.711 estudantes atingiram IDE-ALFA igual ou superior a 8,5 pontos. Na avaliação de 2009, 432 unidades com 19.224 alunos alcançaram esse patamar e em 2010 o número de escolas aumenta para 859, onde estudam 35.782 alunos. Das 859 escolas, 456 unidades atingiram IDE-ALFA  igual a 10,0.


A premiação leva em consideração os seguintes critérios: a escola deve ter, no momento da avaliação, pelo menos 20 alunos matriculados no 2º ano do ensino fundamental regular; ter obtido média de Índice de Desempenho Escolar-Alfabetização (IDE-Alfa), situada no intervalo entre 8,5 e 10,0. As escolas receberão o prêmio em dinheiro equivalente a R$ 2.500,00 por cada aluno avaliado por meio do Spaece-Alfa.


O pagamento será em duas parcelas. A primeira equivale a 75% do valor total devido à escola, enquanto a segunda só será entregue após a vencedora desenvolver durante um ano, ações de cooperação técnico-pedagógica com uma das 150 escolas que tenham obtido os menores resultados de alfabetização.


VEJA O SIGNIFICADO DA ESCALA DE PROFICIÊNCIA EM LEITURA E OS RESULTADOS DE DESEMPENHO DOS ESTUDANTES( 2007, 2008, 2009 e 2010)

NÃO ALFABETIZADO (abaixo de 75 pontos) – Alunos que ainda não construíram as competências básicas necessárias para serem considerados alfabetizados. Podem utilizar números, desenhos ou rabiscos quando solicitados a escrever palavras, ou ainda, desconhecer até mesmo as letras que formam seu próprio nome.

Evolução:   2007: 32,8% – 2008: 20% - 2009: 14,4% - 2010: 7%

ALFABETIZAÇÃO INCOMPLETA (entre 75 e 100 pontos) – Alunos que ainda não podem ser considerados alfabetizados, mas já começam a construir hipóteses acerca do funcionamento da linguagem escrita. Começam a ler palavras mais simples, sílabas e palavras familiares como, por exemplo, aquelas que formam seu nome.

Evolução:   2007: 14,7% – 2008: 16,2% – 2009: 14% - 2010: 9%

INTERMEDIÁRIO (entre 100 e 125) – Esses alunos já dispõem das condições mínimas para apropriação da linguagem escrita. São capazes de decodificar palavras mesmo formadas por silabas mais complexas. Decodificam palavras e compreendem textos simples, extraindo deles informações que se encontram explícitas no texto.

Evolução:    2007: 12,7% – 2008: 17,3% – 2009: 15,7% - 2010: 13%

SUFICIENTE (entre 125 e 150 pontos) – Nesse nível já se apresentam consolidadas as habilidades básicas para que o aluno seja considerado alfabetizado. Apresentam leitura mais fluente e sua familiaridade com o texto escrito permite que localizem informações em textos mais longos.

Evolução: 2007: 9,9% – 2008: 15,7% – 2009: 14,5% - 2010: 16%

DESEJÁVEL (150 pontos e acima) – demonstram ter adquirido competências mais complexas de leitura, pois são capazes não apenas de localizar informações nesses textos como também de produzir novas informações que não se encontram explícitas no texto, aliando ao que leem sua experiência de mundo.

Evolução: 2007: 29,9% – 2008: 30,8% – 2009: 41,5% - 2010: 55%

Confira mais informações: resultados - municípios
escolas premiadas - 2º ano
escolas premiadas - 5º ano
MAPAS DA ALFABETIZAÇÃO - PAIC 2007-2008-2009 e 2010
Qua, 25 de Maio de 2011 00:00
A conquista é fruto de quatro anos de ações desenvolvidas por meio do Programa Alfabetização
na IdadeCerta (Paic) no Ceará

Implantada pelo Governo do Estado, em 2007, a iniciativa vem mudando a realidade da  aprendizagem das crianças cearenses. O desempenho alcançado segue a meta proposta  pelo Paic de garantir o sucesso da alfabetização dos alunos matriculados na rede pública até os sete anos de idade. Os resultados serão apresentados nesta quarta-feira, dia 25, às 14 horas, no Centro Administrativo – Cambeba, pelo governador Cid Gomes e a secretária da Educação, Izolda Cela. O ministro da Educação, Fernando Haddad, também estará presente. Haverá ainda a entrega do Prêmio Escola Nota Dez e o lançamento do PAIC MAIS, a expansão de atendimento do Programa Alfabetização na Idade Certa.


Trata-se do quarto ciclo de avaliação da alfabetização, realizado, em 2010, pelo Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica (Spaece), em sua vertente Spaece-Alfa. De acordo com o último levantamento, 124.902 alunos do 2º ano do ensino fundamental de 4.881 escolas públicas participaram do Spaece-Alfa, avaliação externa da Secretaria da Educação (Seduc) que identifica e analisa o nível de desempenho dos estudantes. Os resultados possibilitam a construção de um indicador das habilidades de leitura dos estudantes da rede pública e fornecem a base para políticas de incentivo e redistribuição de recursos financeiros entre os municípios e as escolas. A avaliação, realizada pelo CAED-UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora)  é aplicada no final de cada ano letivo.


A partir dos resultados da avaliação, é possível identificar o nível de proficiência em leitura de cada estudante, com base numa escala equivalente à Provinha Brasil, do MEC. A escala é constituída por cinco níveis: abaixo de 75 pontos – alunos não alfabetizados; de 75 a 100 – alfabetização incompleta; de 100 a 125 – intermediário, de 125 a 150 – suficiente, e 150 e mais – nível desejável.


Em 2010, os resultados alcançados apresentam média de 162,6 pontos. No ano anterior, em  2009, a média foi de 142,5 pontos, enquanto em 2008 a média foi de 127,7 pontos e em 2007 de apenas 118,9. Comparando-se os resultados atuais aos de 2009, verifica-se um crescimento de 20,1 pontos . Já em relação a 2007, houve um expressivo crescimento de 43,7 pontos, mudando consideravelmente do nível intermediário para o suficiente.


A análise demonstra que 71% dos estudantes encontram-se alfabetizados ao término do segundo ano do ensino fundamental. Em 2007 esse percentual era de apenas 40%. O mesmo estudo aponta uma expressiva redução do número de alunos no nível “não alfabetizado”. Caiu de 33%, em 2007, para 7% , em 2010.


Com relação aos municípios, 76,7% atingiram médias de proficiência situadas no nível desejável, seguidos de 22,8% que estão no nível suficiente, totalizando 99,5%, ou seja, 183 municípios com médias satisfatórias de alfabetização.


Dos 184 municípios cearenses, 141 destacam-se por já apresentarem média de proficiência no nível desejável. Dos quais, três já possuem médias superiores  a  250 pontos: Pedra Branca (253,7), Mucambo (253,1) e Potengi (251,0).


A melhoria dos níveis de alfabetização alcançada no Ceará deve-se à boa combinação dos esforços de todos os municípios com o apoio estadual e a cooperação financeira do Ministério da Educação.

PAIC

O Paic, que começou como uma iniciativa da APRECE, UNDIME, UNICEF e quarenta municípios cearenses, foi transformado em política pública prioritária do Governo do Estado.  Desde então, os municípios passaram a contar com apoio técnico e financeiro para a gestão municipal, avaliação, formação de professores, aquisição de material didático e de apoio pedagógico. O Alfabetização na Idade Certa está focado em cinco eixos fundamentais: educação infantil, gestão pedagógica da alfabetização, formação do leitor, gestão municipal de educação e avaliação externa.

Para a professora, Acilegna Saraiva, do 2º ano do ensino fundamental da rede municipal de Eusébio, o ponto forte do Paic é o acesso à leitura que contribui para que as aulas sejam dinâmicas e participativas. Ela destaca ainda a orientação destinada à família. “Apresentamos o material aos pais que ao saber da importância do Paic passam a apoiar o traballho da gente em casa” - reforça.


PAIC MAIS
O Governo do Estado lança agora o PAIC MAIS que visa estender as ações hoje destinadas às turmas de 1º e 2º ano do ensino fundamental até o 5º ano nas escolas públicas dos 184 municípios cearenses.  Assim, passarão a contar com mais  formações para os profissionais, acompanhamento às unidades municipais, livros de literatura infantil e didáticos nas salas de aula, orientações curriculares para as redes municipais, entre outros aspectos.


PRÊMIO ESCOLA NOTA DEZ 2010
Com o intuito de reconhecer o esforço das escolas para garantir a alfabetização logo nos primeiros anos de escolaridade, será entregue o Prêmio Escola Nota Dez 2010. Esta é a terceira edição da premiação, destinada às 150 unidades públicas que obtiveram os melhores resultados de alfabetização, tendo por base o Índice de Desempenho Escolar – Alfabetização (IDE-Alfa).


Em 2008, somente 148 escolas, cuja matrícula totalizava 6.711 estudantes atingiram IDE-ALFA igual ou superior a 8,5 pontos. Na avaliação de 2009, 432 unidades com 19.224 alunos alcançaram esse patamar e em 2010 o número de escolas aumenta para 859, onde estudam 35.782 alunos. Das 859 escolas, 456 unidades atingiram IDE-ALFA  igual a 10,0.


A premiação leva em consideração os seguintes critérios: a escola deve ter, no momento da avaliação, pelo menos 20 alunos matriculados no 2º ano do ensino fundamental regular; ter obtido média de Índice de Desempenho Escolar-Alfabetização (IDE-Alfa), situada no intervalo entre 8,5 e 10,0. As escolas receberão o prêmio em dinheiro equivalente a R$ 2.500,00 por cada aluno avaliado por meio do Spaece-Alfa.


O pagamento será em duas parcelas. A primeira equivale a 75% do valor total devido à escola, enquanto a segunda só será entregue após a vencedora desenvolver durante um ano, ações de cooperação técnico-pedagógica com uma das 150 escolas que tenham obtido os menores resultados de alfabetização.


VEJA O SIGNIFICADO DA ESCALA DE PROFICIÊNCIA EM LEITURA E OS RESULTADOS DE DESEMPENHO DOS ESTUDANTES( 2007, 2008, 2009 e 2010)

NÃO ALFABETIZADO (abaixo de 75 pontos) – Alunos que ainda não construíram as competências básicas necessárias para serem considerados alfabetizados. Podem utilizar números, desenhos ou rabiscos quando solicitados a escrever palavras, ou ainda, desconhecer até mesmo as letras que formam seu próprio nome.

Evolução:   2007: 32,8% – 2008: 20% - 2009: 14,4% - 2010: 7%

ALFABETIZAÇÃO INCOMPLETA (entre 75 e 100 pontos) – Alunos que ainda não podem ser considerados alfabetizados, mas já começam a construir hipóteses acerca do funcionamento da linguagem escrita. Começam a ler palavras mais simples, sílabas e palavras familiares como, por exemplo, aquelas que formam seu nome.

Evolução:   2007: 14,7% – 2008: 16,2% – 2009: 14% - 2010: 9%

INTERMEDIÁRIO (entre 100 e 125) – Esses alunos já dispõem das condições mínimas para apropriação da linguagem escrita. São capazes de decodificar palavras mesmo formadas por silabas mais complexas. Decodificam palavras e compreendem textos simples, extraindo deles informações que se encontram explícitas no texto.

Evolução:    2007: 12,7% – 2008: 17,3% – 2009: 15,7% - 2010: 13%

SUFICIENTE (entre 125 e 150 pontos) – Nesse nível já se apresentam consolidadas as habilidades básicas para que o aluno seja considerado alfabetizado. Apresentam leitura mais fluente e sua familiaridade com o texto escrito permite que localizem informações em textos mais longos.

Evolução: 2007: 9,9% – 2008: 15,7% – 2009: 14,5% - 2010: 16%

DESEJÁVEL (150 pontos e acima) – demonstram ter adquirido competências mais complexas de leitura, pois são capazes não apenas de localizar informações nesses textos como também de produzir novas informações que não se encontram explícitas no texto, aliando ao que leem sua experiência de mundo.

Evolução: 2007: 29,9% – 2008: 30,8% – 2009: 41,5% - 2010: 55%

Confira mais informações: resultados - municípios
escolas premiadas - 2º ano
escolas premiadas - 5º ano
MAPAS DA ALFABETIZAÇÃO - PAIC 2007-2008-2009 e 2010
Qua, 25 de Maio de 2011 00:00
A conquista é fruto de quatro anos de ações desenvolvidas por meio do Programa Alfabetização
na IdadeCerta (Paic) no Ceará

Implantada pelo Governo do Estado, em 2007, a iniciativa vem mudando a realidade da  aprendizagem das crianças cearenses. O desempenho alcançado segue a meta proposta  pelo Paic de garantir o sucesso da alfabetização dos alunos matriculados na rede pública até os sete anos de idade. Os resultados serão apresentados nesta quarta-feira, dia 25, às 14 horas, no Centro Administrativo – Cambeba, pelo governador Cid Gomes e a secretária da Educação, Izolda Cela. O ministro da Educação, Fernando Haddad, também estará presente. Haverá ainda a entrega do Prêmio Escola Nota Dez e o lançamento do PAIC MAIS, a expansão de atendimento do Programa Alfabetização na Idade Certa.


Trata-se do quarto ciclo de avaliação da alfabetização, realizado, em 2010, pelo Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica (Spaece), em sua vertente Spaece-Alfa. De acordo com o último levantamento, 124.902 alunos do 2º ano do ensino fundamental de 4.881 escolas públicas participaram do Spaece-Alfa, avaliação externa da Secretaria da Educação (Seduc) que identifica e analisa o nível de desempenho dos estudantes. Os resultados possibilitam a construção de um indicador das habilidades de leitura dos estudantes da rede pública e fornecem a base para políticas de incentivo e redistribuição de recursos financeiros entre os municípios e as escolas. A avaliação, realizada pelo CAED-UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora)  é aplicada no final de cada ano letivo.


A partir dos resultados da avaliação, é possível identificar o nível de proficiência em leitura de cada estudante, com base numa escala equivalente à Provinha Brasil, do MEC. A escala é constituída por cinco níveis: abaixo de 75 pontos – alunos não alfabetizados; de 75 a 100 – alfabetização incompleta; de 100 a 125 – intermediário, de 125 a 150 – suficiente, e 150 e mais – nível desejável.


Em 2010, os resultados alcançados apresentam média de 162,6 pontos. No ano anterior, em  2009, a média foi de 142,5 pontos, enquanto em 2008 a média foi de 127,7 pontos e em 2007 de apenas 118,9. Comparando-se os resultados atuais aos de 2009, verifica-se um crescimento de 20,1 pontos . Já em relação a 2007, houve um expressivo crescimento de 43,7 pontos, mudando consideravelmente do nível intermediário para o suficiente.


A análise demonstra que 71% dos estudantes encontram-se alfabetizados ao término do segundo ano do ensino fundamental. Em 2007 esse percentual era de apenas 40%. O mesmo estudo aponta uma expressiva redução do número de alunos no nível “não alfabetizado”. Caiu de 33%, em 2007, para 7% , em 2010.


Com relação aos municípios, 76,7% atingiram médias de proficiência situadas no nível desejável, seguidos de 22,8% que estão no nível suficiente, totalizando 99,5%, ou seja, 183 municípios com médias satisfatórias de alfabetização.


Dos 184 municípios cearenses, 141 destacam-se por já apresentarem média de proficiência no nível desejável. Dos quais, três já possuem médias superiores  a  250 pontos: Pedra Branca (253,7), Mucambo (253,1) e Potengi (251,0).


A melhoria dos níveis de alfabetização alcançada no Ceará deve-se à boa combinação dos esforços de todos os municípios com o apoio estadual e a cooperação financeira do Ministério da Educação.

PAIC

O Paic, que começou como uma iniciativa da APRECE, UNDIME, UNICEF e quarenta municípios cearenses, foi transformado em política pública prioritária do Governo do Estado.  Desde então, os municípios passaram a contar com apoio técnico e financeiro para a gestão municipal, avaliação, formação de professores, aquisição de material didático e de apoio pedagógico. O Alfabetização na Idade Certa está focado em cinco eixos fundamentais: educação infantil, gestão pedagógica da alfabetização, formação do leitor, gestão municipal de educação e avaliação externa.

Para a professora, Acilegna Saraiva, do 2º ano do ensino fundamental da rede municipal de Eusébio, o ponto forte do Paic é o acesso à leitura que contribui para que as aulas sejam dinâmicas e participativas. Ela destaca ainda a orientação destinada à família. “Apresentamos o material aos pais que ao saber da importância do Paic passam a apoiar o traballho da gente em casa” - reforça.


PAIC MAIS
O Governo do Estado lança agora o PAIC MAIS que visa estender as ações hoje destinadas às turmas de 1º e 2º ano do ensino fundamental até o 5º ano nas escolas públicas dos 184 municípios cearenses.  Assim, passarão a contar com mais  formações para os profissionais, acompanhamento às unidades municipais, livros de literatura infantil e didáticos nas salas de aula, orientações curriculares para as redes municipais, entre outros aspectos.


PRÊMIO ESCOLA NOTA DEZ 2010
Com o intuito de reconhecer o esforço das escolas para garantir a alfabetização logo nos primeiros anos de escolaridade, será entregue o Prêmio Escola Nota Dez 2010. Esta é a terceira edição da premiação, destinada às 150 unidades públicas que obtiveram os melhores resultados de alfabetização, tendo por base o Índice de Desempenho Escolar – Alfabetização (IDE-Alfa).


Em 2008, somente 148 escolas, cuja matrícula totalizava 6.711 estudantes atingiram IDE-ALFA igual ou superior a 8,5 pontos. Na avaliação de 2009, 432 unidades com 19.224 alunos alcançaram esse patamar e em 2010 o número de escolas aumenta para 859, onde estudam 35.782 alunos. Das 859 escolas, 456 unidades atingiram IDE-ALFA  igual a 10,0.


A premiação leva em consideração os seguintes critérios: a escola deve ter, no momento da avaliação, pelo menos 20 alunos matriculados no 2º ano do ensino fundamental regular; ter obtido média de Índice de Desempenho Escolar-Alfabetização (IDE-Alfa), situada no intervalo entre 8,5 e 10,0. As escolas receberão o prêmio em dinheiro equivalente a R$ 2.500,00 por cada aluno avaliado por meio do Spaece-Alfa.


O pagamento será em duas parcelas. A primeira equivale a 75% do valor total devido à escola, enquanto a segunda só será entregue após a vencedora desenvolver durante um ano, ações de cooperação técnico-pedagógica com uma das 150 escolas que tenham obtido os menores resultados de alfabetização.


VEJA O SIGNIFICADO DA ESCALA DE PROFICIÊNCIA EM LEITURA E OS RESULTADOS DE DESEMPENHO DOS ESTUDANTES( 2007, 2008, 2009 e 2010)

NÃO ALFABETIZADO (abaixo de 75 pontos) – Alunos que ainda não construíram as competências básicas necessárias para serem considerados alfabetizados. Podem utilizar números, desenhos ou rabiscos quando solicitados a escrever palavras, ou ainda, desconhecer até mesmo as letras que formam seu próprio nome.

Evolução:   2007: 32,8% – 2008: 20% - 2009: 14,4% - 2010: 7%

ALFABETIZAÇÃO INCOMPLETA (entre 75 e 100 pontos) – Alunos que ainda não podem ser considerados alfabetizados, mas já começam a construir hipóteses acerca do funcionamento da linguagem escrita. Começam a ler palavras mais simples, sílabas e palavras familiares como, por exemplo, aquelas que formam seu nome.

Evolução:   2007: 14,7% – 2008: 16,2% – 2009: 14% - 2010: 9%

INTERMEDIÁRIO (entre 100 e 125) – Esses alunos já dispõem das condições mínimas para apropriação da linguagem escrita. São capazes de decodificar palavras mesmo formadas por silabas mais complexas. Decodificam palavras e compreendem textos simples, extraindo deles informações que se encontram explícitas no texto.

Evolução:    2007: 12,7% – 2008: 17,3% – 2009: 15,7% - 2010: 13%

SUFICIENTE (entre 125 e 150 pontos) – Nesse nível já se apresentam consolidadas as habilidades básicas para que o aluno seja considerado alfabetizado. Apresentam leitura mais fluente e sua familiaridade com o texto escrito permite que localizem informações em textos mais longos.

Evolução: 2007: 9,9% – 2008: 15,7% – 2009: 14,5% - 2010: 16%

DESEJÁVEL (150 pontos e acima) – demonstram ter adquirido competências mais complexas de leitura, pois são capazes não apenas de localizar informações nesses textos como também de produzir novas informações que não se encontram explícitas no texto, aliando ao que leem sua experiência de mundo.

Evolução: 2007: 29,9% – 2008: 30,8% – 2009: 41,5% - 2010: 55%

Confira mais informações: resultados - municípios
escolas premiadas - 2º ano
escolas premiadas - 5º ano
MAPAS DA ALFABETIZAÇÃO - PAIC 2007-2008-2009 e 2010

A conquista é fruto de quatro anos de ações desenvolvidas por meio do Programa Alfabetização
na IdadeCerta (Paic) no Ceará

Implantada pelo Governo do Estado, em 2007, a iniciativa vem mudando a realidade da  aprendizagem das crianças cearenses. O desempenho alcançado segue a meta proposta  pelo Paic de garantir o sucesso da alfabetização dos alunos matriculados na rede pública até os sete anos de idade. Os resultados serão apresentados nesta quarta-feira, dia 25, às 14 horas, no Centro Administrativo – Cambeba, pelo governador Cid Gomes e a secretária da Educação, Izolda Cela. O ministro da Educação, Fernando Haddad, também estará presente. Haverá ainda a entrega do Prêmio Escola Nota Dez e o lançamento do PAIC MAIS, a expansão de atendimento do Programa Alfabetização na Idade Certa.


Trata-se do quarto ciclo de avaliação da alfabetização, realizado, em 2010, pelo Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica (Spaece), em sua vertente Spaece-Alfa. De acordo com o último levantamento, 124.902 alunos do 2º ano do ensino fundamental de 4.881 escolas públicas participaram do Spaece-Alfa, avaliação externa da Secretaria da Educação (Seduc) que identifica e analisa o nível de desempenho dos estudantes. Os resultados possibilitam a construção de um indicador das habilidades de leitura dos estudantes da rede pública e fornecem a base para políticas de incentivo e redistribuição de recursos financeiros entre os municípios e as escolas. A avaliação, realizada pelo CAED-UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora)  é aplicada no final de cada ano letivo.


A partir dos resultados da avaliação, é possível identificar o nível de proficiência em leitura de cada estudante, com base numa escala equivalente à Provinha Brasil, do MEC. A escala é constituída por cinco níveis: abaixo de 75 pontos – alunos não alfabetizados; de 75 a 100 – alfabetização incompleta; de 100 a 125 – intermediário, de 125 a 150 – suficiente, e 150 e mais – nível desejável.


Em 2010, os resultados alcançados apresentam média de 162,6 pontos. No ano anterior, em  2009, a média foi de 142,5 pontos, enquanto em 2008 a média foi de 127,7 pontos e em 2007 de apenas 118,9. Comparando-se os resultados atuais aos de 2009, verifica-se um crescimento de 20,1 pontos . Já em relação a 2007, houve um expressivo crescimento de 43,7 pontos, mudando consideravelmente do nível intermediário para o suficiente.


A análise demonstra que 71% dos estudantes encontram-se alfabetizados ao término do segundo ano do ensino fundamental. Em 2007 esse percentual era de apenas 40%. O mesmo estudo aponta uma expressiva redução do número de alunos no nível “não alfabetizado”. Caiu de 33%, em 2007, para 7% , em 2010.


Com relação aos municípios, 76,7% atingiram médias de proficiência situadas no nível desejável, seguidos de 22,8% que estão no nível suficiente, totalizando 99,5%, ou seja, 183 municípios com médias satisfatórias de alfabetização.


Dos 184 municípios cearenses, 141 destacam-se por já apresentarem média de proficiência no nível desejável. Dos quais, três já possuem médias superiores  a  250 pontos: Pedra Branca (253,7), Mucambo (253,1) e Potengi (251,0).


A melhoria dos níveis de alfabetização alcançada no Ceará deve-se à boa combinação dos esforços de todos os municípios com o apoio estadual e a cooperação financeira do Ministério da Educação.

PAIC

O Paic, que começou como uma iniciativa da APRECE, UNDIME, UNICEF e quarenta municípios cearenses, foi transformado em política pública prioritária do Governo do Estado.  Desde então, os municípios passaram a contar com apoio técnico e financeiro para a gestão municipal, avaliação, formação de professores, aquisição de material didático e de apoio pedagógico. O Alfabetização na Idade Certa está focado em cinco eixos fundamentais: educação infantil, gestão pedagógica da alfabetização, formação do leitor, gestão municipal de educação e avaliação externa.

Para a professora, Acilegna Saraiva, do 2º ano do ensino fundamental da rede municipal de Eusébio, o ponto forte do Paic é o acesso à leitura que contribui para que as aulas sejam dinâmicas e participativas. Ela destaca ainda a orientação destinada à família. “Apresentamos o material aos pais que ao saber da importância do Paic passam a apoiar o traballho da gente em casa” - reforça.


PAIC MAIS
O Governo do Estado lança agora o PAIC MAIS que visa estender as ações hoje destinadas às turmas de 1º e 2º ano do ensino fundamental até o 5º ano nas escolas públicas dos 184 municípios cearenses.  Assim, passarão a contar com mais  formações para os profissionais, acompanhamento às unidades municipais, livros de literatura infantil e didáticos nas salas de aula, orientações curriculares para as redes municipais, entre outros aspectos.


PRÊMIO ESCOLA NOTA DEZ 2010
Com o intuito de reconhecer o esforço das escolas para garantir a alfabetização logo nos primeiros anos de escolaridade, será entregue o Prêmio Escola Nota Dez 2010. Esta é a terceira edição da premiação, destinada às 150 unidades públicas que obtiveram os melhores resultados de alfabetização, tendo por base o Índice de Desempenho Escolar – Alfabetização (IDE-Alfa).


Em 2008, somente 148 escolas, cuja matrícula totalizava 6.711 estudantes atingiram IDE-ALFA igual ou superior a 8,5 pontos. Na avaliação de 2009, 432 unidades com 19.224 alunos alcançaram esse patamar e em 2010 o número de escolas aumenta para 859, onde estudam 35.782 alunos. Das 859 escolas, 456 unidades atingiram IDE-ALFA  igual a 10,0.


A premiação leva em consideração os seguintes critérios: a escola deve ter, no momento da avaliação, pelo menos 20 alunos matriculados no 2º ano do ensino fundamental regular; ter obtido média de Índice de Desempenho Escolar-Alfabetização (IDE-Alfa), situada no intervalo entre 8,5 e 10,0. As escolas receberão o prêmio em dinheiro equivalente a R$ 2.500,00 por cada aluno avaliado por meio do Spaece-Alfa.


O pagamento será em duas parcelas. A primeira equivale a 75% do valor total devido à escola, enquanto a segunda só será entregue após a vencedora desenvolver durante um ano, ações de cooperação técnico-pedagógica com uma das 150 escolas que tenham obtido os menores resultados de alfabetização.


VEJA O SIGNIFICADO DA ESCALA DE PROFICIÊNCIA EM LEITURA E OS RESULTADOS DE DESEMPENHO DOS ESTUDANTES( 2007, 2008, 2009 e 2010)

NÃO ALFABETIZADO (abaixo de 75 pontos) – Alunos que ainda não construíram as competências básicas necessárias para serem considerados alfabetizados. Podem utilizar números, desenhos ou rabiscos quando solicitados a escrever palavras, ou ainda, desconhecer até mesmo as letras que formam seu próprio nome.

Evolução:   2007: 32,8% – 2008: 20% - 2009: 14,4% - 2010: 7%

ALFABETIZAÇÃO INCOMPLETA (entre 75 e 100 pontos) – Alunos que ainda não podem ser considerados alfabetizados, mas já começam a construir hipóteses acerca do funcionamento da linguagem escrita. Começam a ler palavras mais simples, sílabas e palavras familiares como, por exemplo, aquelas que formam seu nome.

Evolução:   2007: 14,7% – 2008: 16,2% – 2009: 14% - 2010: 9%

INTERMEDIÁRIO (entre 100 e 125) – Esses alunos já dispõem das condições mínimas para apropriação da linguagem escrita. São capazes de decodificar palavras mesmo formadas por silabas mais complexas. Decodificam palavras e compreendem textos simples, extraindo deles informações que se encontram explícitas no texto.

Evolução:    2007: 12,7% – 2008: 17,3% – 2009: 15,7% - 2010: 13%

SUFICIENTE (entre 125 e 150 pontos) – Nesse nível já se apresentam consolidadas as habilidades básicas para que o aluno seja considerado alfabetizado. Apresentam leitura mais fluente e sua familiaridade com o texto escrito permite que localizem informações em textos mais longos.

Evolução: 2007: 9,9% – 2008: 15,7% – 2009: 14,5% - 2010: 16%

DESEJÁVEL (150 pontos e acima) – demonstram ter adquirido competências mais complexas de leitura, pois são capazes não apenas de localizar informações nesses textos como também de produzir novas informações que não se encontram explícitas no texto, aliando ao que leem sua experiência de mundo.

Evolução: 2007: 29,9% – 2008: 30,8% – 2009: 41,5% - 2010: 55%

Fonte: SEDUC CE

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MAPAS DA ALFABETIZAÇÃO - PAIC 2007-2008-2009 e 2010

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