segunda-feira, 14 de março de 2011

CONTRA A DENGUE

Campanha chega às igrejas do Centro

14/3/2011

Até a segunda semana de março deste ano, um total de 11 casos de dengue foram confirmados no bairro
Unir fé e prevenção. Esse é o objetivo da campanha "Dengue na minha igreja não" lançada, ontem, em Fortaleza, pela Secretaria Executiva da Regional do Centro (Sercefor) para conscientizar a população sobre a doença. A ação foi realizada no Santuário do Sagrado Coração de Jesus, durante a missa em homenagem à Nossa Senhora de Fátima e faz parte da campanha da Prefeitura Municipal, "Dengue na minha casa não".

Na entrada da missa, os fiéis foram abordados por educadores do Núcleo de Educação em Saúde e Mobilização Social, que entregavam panfletos informativos, adesivos e leques da campanha. Durante a celebração, o sacerdote também falou sobre o assunto. "É uma forma interessante de conscientizar a gente sobre a dengue e o padre ainda explica direitinho o que temos que fazer", afirma Maria do Socorro Castro, aposentada.

A ação aproveita o enfoque no meio ambiente da Campanha da Fraternidade deste ano para sensibilizar os fiéis e aposta na confiança que a comunidade tem em seu líder religioso para passar a mensagem de prevenção da doença. Frei Nilto, reitor do Santuário do Sagrado Coração de Jesus, destaca a iniciativa. "É muito importante levar essa discussão para dentro da igreja, liga a nossa fé com o cuidado com a vida".

Outras
Além do Santuário do Sagrado Coração de Jesus, outras igrejas do bairro também farão parte da ação, que deverá alcançar, ao longo deste ano, outras regiões da cidade. "Nós partimos do Centro porque aqui estão localizadas a maioria das matrizes das igrejas. Essa é uma área de convergência. Quando alcançarmos todas, poderemos partir para as filiais em outros bairros", explica Rafael Nascimento, coordenador da campanha.

Segundo o Boletim Semanal da Dengue, divulgado pela Secretaria de Saúde do Estado, até a última sexta-feira, 11 casos foram registrados no Centro, um dos bairros da Regional II com maior número de casos da doença. Ao todo, até a mesma data, já são 1.306 casos confirmados em Fortaleza, contra 250 registrados no mesmo período do ano passado.

De acordo com Rafael Nascimento, uma das causas para esse grande aumento de casos na Capital é a reintrodução do vírus do tipo I, que há nove anos não circulava em Fortaleza. A população adulta atual já estaria imune a esse tipo, o que faz com que crianças e adolescentes sejam as mais afetadas pela dengue em 2011.

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário