Só uma escola pública está entre as melhores
O Colégio Militar de Fortaleza foi a única instituição pública entre as dez mais bem avaliadas no Ceará
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) divulgou, ontem, as notas de desempenho das escolas participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012. No ranking das dez melhores posicionadas no Estado pelas médias das provas objetivas, apenas uma escola pública entrou na lista, o Colégio Militar de Fortaleza, instituição federal, ocupando a 8ª colocação.
O Colégio Militar de Fortaleza se destacou tanto nas provas objetivas quanto na redação. Apesar da falta de escolas públicas na lista das melhores do Estado, a Seduc aponta melhora na rede pública em comparação ao ano anterior
Já levando em consideração apenas as instituições de ensino públicas no Ceará, aparecem em destaque, também, o colégio da Polícia Militar, em Fortaleza, a Escola Estadual de Ensino Profissionalizante (EEEP) Adriano Nobre, em Itapajé, a EEEP Mário Alencar, em Fortaleza, a EEEP Rita Aguiar Barbosa, de Itapipoca e a EEEP Professor Walquer Cavalcante Maia, em Russas. O cálculo levou em consideração as provas sobre Ciências Humanas e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias e Ciências da Natureza. O balanço foi apresentado pelo ministro da Educação, Aloísio Mercadante.
A divulgação abrange as escolas onde mais de 50% dos alunos do 3º ano do ensino médio fizeram a prova. Levando em consideração a prova de redação, aparecem nas primeiras colocações, em um ranking das escolas públicas, o Colégio Militar de Fortaleza, as EEEPs José Maria Falcão, Rita Aguiar Barbosa e Adriano Nobre, além do Colégio da Polícia Militar, em Fortaleza.
Crescimento
Embora no ranking geral as melhores notas tenham ficado entre as instituições privadas, o consultor da Secretaria de Educação do Ceará (Seduc), Daniel Lavor, destaca que, em leitura preliminar realizada pela Secretaria, a média das escolas estaduais teve um crescimento maior do que o registrado pelas escolas particulares, se comparado com a última edição do Enem.
Ressalta, ainda, que o Estado adotou o Exame desde 2010 como foco estratégico para o Ensino Médio, incentivando os alunos a participarem das provas.
Além disso, afirma que as ações da Seduc vão desde a melhora da qualidade do ensino, como o apoio logístico, realização de aulões e simulados desde o 1º ano.
"O Ceará tem sido o Estado do Nordeste com a maior participação de alunos no Exame. À medida que eles têm o Enem como um objetivo, o Ensino Médio tem um novo sentido. Alunos que não pensavam em cursar uma universidade, agora pensam", diz.
Provas objetivas
1º Colégio Militar - Fortaleza
2º Colégio da Polícia Militar - Fortaleza
3º EEEP Adriano Nobre - Itapajé
4º EEEP Mário Alencar - Fortaleza
5º EEEP Rita Aguiar Barbosa - Itapipoca
6º EEEP Professor Walquer Cavalcante - Russas
7º Esc. Prof. Onélio Porto - Fortaleza
8º EEEP Monsenhor Expedito da Silveira de Sousa - Camocim
9º EEEP Aderson Borges de Carvalho - Juazeiro do Norte
10º EEEP Isaías Gonçalves Damasceno - São Benedito
Redação
1º Colégio Militar - Fortaleza
2º EEEP José Maria Falcão - Pacajus
3º EEEP Rita Aguiar Barbosa - Itapipoca
4º EEEP Adriano Nobre - Itapajé
5º Colégio da Polícia Militar - Fortaleza
6º EEEP Edson Queiroz- Cascavel
7º Colégio Joaquim Nogueira - Fortaleza
8º EEEP Monsenhor Expedito da Silveira de Sousa - Camocim
9º EEEP Adolfo Ferreira de Souza- Redenção
10º EEEP Aderson Borges de Carvalho - Juazeiro do Norte
Fonte: DN